A IMPORTÂNCIA DE CLOUD COMPUTING PARA EMPRESAS
Em primeiro lugar: o que é Cloud Computing?
Antes de qualquer coisa, precisamos contextualizar o que é Cloud Computing. Numa tradução livre, seria Computação em Nuvem. Acontece que é esse mesmo o conceito: trata-se de mover os aplicativos, gerenciar os sistemas ou armazenar os arquivos na nuvem que, por sua vez, podemos chamar de algum lugar do outro lado da sua conexão de Internet. Ou seja, um lugar que você pode acessar aplicativos e serviços, onde seus dados são armazenados de maneira segura.
A computação em nuvem é a entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços de nuvem via Internet com uma definição de preço conforme o uso.
Fonte: Amazon
Uma breve história de Cloud Computing
As raízes da Internet estão na década de 60, mas a sua relevância para os negócios só começou a ser percebida no início dos anos 90 (para se ter uma ideia, a World Wide Web, o famoso www, nasceu em 1991). Porém, desde os anos 80, as pessoas já faziam muitos downloads – em outras palavras, descarregavam para baixo ou traziam seus arquivos de cima, sendo que o que sempre esteve no nível mais alto foram as nuvens. Agora tudo faz sentido, não é mesmo?
Desde então, a nuvem cresceu sem parar. Segundo a Salesforce, em 2013, o investimento mundial em serviços baseados em Cloud Computing chegou a US$ 47 bilhões, número que está projetado para dobrar e ultrapassar os US$ 100 bilhões neste ano de 2018, o que indica crescimento na competividade dentro desse setor e, consequentemente, melhorias nos serviços.
Mas quais os usos de Cloud Computing?
Acreditamos que você deve usar um serviço online para ouvir músicas, ver filmes, enviar e-mails, armazenar arquivos ou editar documentos. Certo? Então provavelmente você está usando computação em nuvem, mesmo sem perceber. E você não é o único! Desde pequenas startups, passando por corporações globais até chegar em agências do governo: diversas organizações estão adotando essa tecnologia pelos mais diferentes motivos. Confira abaixo algumas coisas que você também pode fazer com Cloud Computing:
- Armazenar, fazer backup e recuperar dados;
- Analisar dados para padrões e fazer previsões;
- Hospedar sites da Web e blogs;
- Criar novos aplicativos e serviços;
- Fornecer software sob demanda;
- Transmitir áudio e vídeo.
E quais os seus benefícios?
São diversos os benefícios de Cloud Computing para negócios. Por isso, separamos para você aqueles que consideramos os 12 principais. Veja a seguir:
- Permite acesso por meio de qualquer computador, tablet ou smartphone conectados à Internet.
- Melhor aproveitamento dos investimentos em hardware, já que o usuário precisa apenas de um navegador e uma boa conexão à internet (a parte mais pesada do processamento fica na nuvem).
- Cloud Computing facilita e reduz ainda os custos de backup de dados, recuperação de desastre e continuidade dos negócios.
- Você pode dobrar o processamento em horários de pico ou reduzir à metade nos meses mais fracos de venda, por exemplo.
- Você não precisa trocar os equipamentos por causa de espaço de armazenamento, basta solicitar um upgrade.
- Com todos os softwares dentro da nuvem, é mais fácil compor um sistema integrado.
- Os sistemas na nuvem armazenam várias métricas essenciais para repensar as estratégias que a empresa vem tomando em seus processos internos.
- Como todos os sistemas são vendidos como serviços, você vai pagar apenas pela quantidade de armazenamento e processamento que utilizar.
- Você terá sempre as últimas atualizações de programas e hardware à sua disposição para usar, sem precisar se preocupar com isso.
- Cloud Computing exclui a necessidade de determinadas tarefas e permite que as equipes de TI usem o tempo para alcançar metas de negócios mais importantes.
- Recursos adicionais de TI estão ao alcance em apenas um clique, sendo disponibilizados aos desenvolvedores em apenas alguns minutos.
- Seja você gerente de uma pequena empresa ou de uma multinacional, a nuvem vai se adaptar ao seu negócio.
Quem já está voando por lá
Como você já deve ter percebido, o uso de Cloud Computing é muito simples. Caso o usuário queira criar e editar documentos online ou sincronizar arquivos e músicas ao mesmo tempo, basta abrir o navegador e acessar o endereço dos serviços escolhidos. Isso quer dizer que muitas pessoas têm acesso a esse tipo de serviço, sobretudo pelas gigantes de tecnologia: Dropbox, Google Docs, iCloud e Google Music são alguns exemplos de serviços online que têm Cloud Computing nos bastidores, justamente para possibilitar essa praticidade.
Como eu faço para começar a investir também?
Se você está considerando entrar no universo de Cloud Computing com sua empresa, isso é muito bom! Quer dizer que, depois de conhecer seu significado, sua funcionalidade e, principalmente, seus benefícios, você percebeu que se trata de um conceito simples, mas com grande potencial de retorno. O ideal é começar com um planejamento, como tudo que deve ser bem feito. Precisa de ajuda? Conte com a gente, vamos juntos descobrir qual é o melhor serviço, aquele que consegue atender melhor as prioridades do seu negócio, com os recursos e as funções ideais.