Subir
Software para empresas: o quanto você pode ter de retorno em tempo e dinheiro?

Software para empresas: o quanto você pode ter de retorno em tempo e dinheiro?

Muitos gestores sabem que um bom software para empresas é capaz de auxiliar bastante na gestão dos seus negócios. Porém, vários têm dificuldade para conseguir dimensionar o retorno que essa tecnologia pode trazer as suas empresas.

E essa é uma informação crucial na hora de definir a melhor solução para o negócio, por isso é extremamente importante analisar o custo-benefício e as demais vantagens que a solução poderá oferecer.

Quer entender melhor esse ponto? Continue a leitura!

 

Quais os benefícios de um software para empresas?

Antes de pensarmos em formas de calcular o retorno sobre esse investimento, por meio da fórmula do ROI, é bacana compreendermos de forma mais ampla quais os benefícios que essa tecnologia pode trazer ao seu negócio.

Lembrando que, algumas dessas vantagens podem ser facilmente mensuráveis, enquanto outras são mais intangíveis porque estão relacionadas a questões de produtividade ou de rotinas empresariais.

Veja alguns pontos que merecem destaque.

 

Reduz os custos

Diminuir os custos é algo que a maioria dos empresários busca. E, com um software para empresas, é possível melhorar a efetividade do seu negócio, o que impacta diretamente na sua receita.

Com essa tecnologia, seus processos internos se tornarão muito mais eficazes, reduzindo a necessidade de horas extras e mão de obra adicional. Além disso, com mais controle interno é possível planejar adequadamente a compra dos insumos e gerenciar melhor o estoque.

Tudo isso afeta diretamente o seu setor de compras, tornando a sua empresa mais econômica, evitando desperdícios.

 

Melhora a precificação

A precificação correta dos produtos ou serviços ainda é um dilema para muitos gestores. E essa dificuldade se deve, sobretudo, a falta de informações de todos os custos da produção.

Com um bom software, o gestor terá acesso a uma variedade de dados, entendendo de forma mais apurada todos os custos fixos e variáveis da sua empresa. Dessa forma, será mais fácil precificar adequadamente os seus itens, melhorando a margem de contribuição e a competitividade do seu negócio.

 

Aumenta a produtividade

Muitas vezes, a baixa produtividade está atrelada a processos internos burocráticos, que tomam o tempo dos funcionários e impede que eles produzam o esperado.

A tecnologia também lhe ajuda nesse sentido, principalmente graças a automação de tarefas e a integração dos setores. Assim, várias demandas que precisam ser feitas de forma manual e tomavam um tempo importante das suas equipes passam a ser realizadas de maneira automática pelo sistema, com mais precisão e economia de tempo.

 

Melhora a gestão financeira

Uma boa gestão financeira é de extrema importância para qualquer empresa. Mas como o gestor poderá prever cenários sem dados precisos sobre o seu negócio?

Os melhores softwares do mercado contam com Business Intelligence (BI), capaz de oferecer relatórios precisos e de cruzar dados de vários setores. Assim, é possível ter uma visão mais real e completa da sua empresa, o que ajuda a precificar corretamente, reduzir os custos, entender o fluxo de vendas e prever cenários mais realistas.

 

Reduz a inadimplência

Além de ajudar a controlar o fluxo de caixa e as contas a pagar e a receber, por exemplo, os softwares de gestão facilitam o acompanhamento do pagamento dos clientes.

De forma automática, ele pode emitir alertas ou enviar e-mails avisando sobre faturas em aberto, ajudando o setor financeiro a controlar melhor esses débitos e a pensar em maneiras mais efetivas de realizar cobranças e acordos.

 

Aumenta a receita

Com a gestão da sua empresa realizada de forma mais adequada, é claro que ela será também mais lucrativa. Afinal, você conseguirá reduzir as despesas extras, aumentar a produtividade das suas equipes, controlar melhor as finanças e ainda reduzir a inadimplência e aumentar a margem de contribuição.

Por tudo isso, um bom software de gestão é considerado um aliado competitivo extremamente importante hoje em dia, porque ajuda a otimizar o seu negócio e torna-lo mais lucrativo.

 

Como calcular o retorno sobre o investimento de um software de gestão?

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma medida muito usada em vários setores empresariais e capaz de mostrar ao gestor o quanto de dinheiro uma empresa ganha ou perde com cada um dos seus investimentos.

A sua fórmula é a seguinte:

ROI= lucro – custo / custo

Para aplicar essa fórmula em relação a um software, você precisa ter em mãos todos os gastos que a sua empresa possui com desperdícios, horas extras, tarefas manuais e burocráticas, entre outros.

Assim, você poderá adicionar essa informação à formula, considerando o custo de aquisição e implementação da tecnologia. É claro que o ROI é um valor estimado, uma vez que muitos dos benefícios que citamos não podem ser medidos ou quantificados de forma exata.

Além disso, existem outros fatores que podem interferir no sucesso ou no fracasso da implementação, como a adaptação dos funcionários a nova tecnologia, o quanto o software é personalizado as suas demandas, entre outros quesitos.

Porém, é possível ter um dado extra que ajude o gestor a encontrar a melhor solução para as suas necessidades.

Como você viu, o software para empresas possui inúmeros pontos positivos e muitas soluções são capazes de trazer retornos no curto, médio e longo prazo, principalmente tornando a sua gestão mais eficiente e a sua empresa mais competitiva.

Gostou deste conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e receba mais dicas bacanas como esta!

WhatsApp chat
})(jQuery)