Subir

Como encontrar uma boa empresa de programação de aplicativos?

Como encontrar uma boa empresa de programação de aplicativos?

 

Com o mercado dos apps em alta, muitas empresas desejam investir no desenvolvimento dessas soluções para os seus clientes. Porém, acabam sofrendo para encontrar um bom parceiro na programação de aplicativos.

Por essa ser uma área considerada “recente”, nem sempre é simples ter certeza de que o serviço contratado atenderá às suas expectativas e necessidades. Assim, entender os principais pontos que devem ser avaliados antes de contratar a empresa desenvolvedora é muito importante.

Está passando por essa situação? Veja as dicas e orientações que separamos!

 

Entenda o que você precisa

Antes de procurar um parceiro para a programação de aplicativos, é importante analisar quais são as suas necessidades e que tipo de solução vocês desejam desenvolver.

Os aplicativos podem ser usados para uma infinidade de possibilidades como venda de produtos e serviços, relacionamento, SAC, voltado ao público interno da empresa, conexão social etc.

Cada uma dessas necessidades, exigirá um conceito totalmente diferente para o aplicativo. Por isso, é preciso fazer tão bem a “lição de casa”.

Coloque na sua lista quais as funções deseja ter no seu aplicativo, como espera que ele funcione e quais “gargalos” ele deverá ajudar a resolver. Ainda que você não entenda de tecnologia, esses pontos ajudarão a compreender melhor as propostas e também a fazer uma cotação mais realista.

 

Avalie o histórico da empresa de programação de aplicativos

Na hora de avaliar a empresa de programação de aplicativos, busque saber um pouco mais sobre o seu histórico. Há quanto tempo o negócio existe, quais serviços são oferecidos, os clientes atendidos, as soluções realizadas e outros pontos.

Uma boa empresa certamente terá uma história bem sucedida, como cases de sucesso e portfólio com soluções desenvolvidas para outros negócios, transmitindo segurança e conhecimento sobre o universo tecnológico.

 

Saiba a expertise e experiência na sua área

Ainda que a empresa tenha experiência na programação de aplicativos, é importante que ela conheça e entenda o seu mercado. Então, não se esqueça de conferir se, no portfólio apresentado, existe alguma solução dentro da sua área.

Isso porque os consumidores podem ser bem diferentes de um setor para o outro e se o desenvolvedor tem expertise trabalhando com empresas dentro do seu mercado, será mais fácil para ele entender essas demandas e criar algo realmente útil, prático e interessante.

 

Entenda o que será oferecido

Antes de fechar o contrato, certifique-se de que compreendeu tudo o que será entregue, inclusive as especificações do aplicativo. Alguns pontos que precisam ser analisados são:

  • aplicativos nativos: são aqueles com uma linguagem operacional específica para cada sistema (iOS ou Android) e que oferecem mais velocidade, desempenho e segurança;
  • experiência do usuário: o design do app deve ser focado na experiência do usuário, sendo fácil e intuitivo de usar, com layout amigável;
  • app para smartwatches e wearables: são itens que estão cada vez mais em alta e se a sua empresa deseja atrair esse público, vale a pena investir nesse tipo de aplicativo, que é mais diferenciado;
  • beacons: dispositivos de geolocalização que permitem que os smartphones próximos sejam localizados e, a partir de então, haja o envio de notificações personalizadas, favorecendo as ações de marketing das empresas.

Além disso, avalie em quantas fases o aplicativo será entregue. Em geral, as empresas trabalham com a fase de produção (levantamento de dados e escopo do app), fase de testes (analisando possíveis erros, experiência do usuário, layout e outros detalhes técnicos) e fase de lançamento (com o aplicativo pronto e ajustado, ele é lançado para os clientes finais).

 

Compare com os serviços de outros fornecedores

Antes de contratar um parceiro na programação de aplicativos é importante comparar algumas empresas e entender as soluções oferecidas por cada uma delas. Você poderá comparar o nível de personalização dos aplicativos, as entregas e o quanto cada empresa compreende suas necessidades e o seu setor.

Algumas vezes, para reduzir os custos, as desenvolvedoras podem utilizar de estratégias que permitem a reutilização dos códigos de um app para o outro. Embora isso gere custos menores, pode resultar em contratos menos flexíveis.

 

Analise a transparência e a comunicação

A comunicação é extremamente importante para que todos os estágios de desenvolvimento sejam cumpridos de forma adequada. Isso permitirá que você passe as suas ideias aos times e também solicite as alterações sempre que achar necessário.

Por isso, confira como é a comunicação com a empresa de programação de aplicativos, os canais oferecidos, a velocidade de resposta, entre outros itens que ajudam a manter a transparência da relação.

 

Conheça o time de profissionais

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, para criar um aplicativo, não basta apenas um programador. Em geral, as empresas possuem vários profissionais que se envolvem no processo, como:

  • Gerente de produto: responsável por tudo dentro do projeto, desde a estratégia até os requisitos, garantindo que o resultado entregue estará de acordo com as suas necessidades e expectativas;
  • Designers de interface ou de experiência do usuário: responsáveis por criar um fluxo de tela claro e intuitivo e também por dar forma a aparência geral do seu aplicativo, permitindo que seus consumidores consigam aproveitar ao máximo da tecnologia;
  • Engenheiros de software: são os desenvolvedores e programadores que fazem a implementação e a criação do aplicativo, garantindo que todas as funcionalidades que você deseja estejam presentes.

Conhecer os profissionais que vão trabalhar diretamente com a sua ideia é extremamente importante, assim você poderá entender melhor quem será responsável pelo quê, a experiência e o conhecimento de cada um e demais pontos.

 

Teste seu aplicativo

Como dissemos, na hora de entregar um aplicativo, em geral, as empresas realizam uma série de testes, de modo a aperfeiçoar a solução, corrigir os erros e torná-la o mais acessível possível.

Então, garanta que a empresa escolhida faça esses testes dentro do valor acordado. Saiba quantos testes serão realizados e como eles serão feitos, além de entender quando você terá acesso a uma versão final e qual a assessoria prestada pela empresa caso, após o lançamento, você note erros ou problemas.

 

Custo benefício

Procurar pelo menor preço pode não ser uma boa ideia. Afinal, se o valor cobrado é muito abaixo do mercado, isso pode indicar má qualidade ou inexperiência do desenvolvedor.

Então, ao comparar os preços, sempre considere a empresa que oferece a melhor relação de custo benefício. Ou seja, que pelo valor apresentado, ofereça mais itens e soluções que ajudem a transformar a sua ideia e a criar um aplicativo realmente útil para seus consumidores e rentável para o seu negócio.

Como você viu, encontrar a empresa para a programação de aplicativos exige alguns cuidados básicos, garantindo que esse processo será feito de forma adequada e que a solução criada realmente atenderá as necessidades do seu negócio e da sua clientela.

 

Gostou deste conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e receba sempre dicas bacanas como esta!

 

WhatsApp chat
})(jQuery)