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Desenvolvimento de aplicativos: qual a importância de ter um app para o seu negócio?

Desenvolvimento de aplicativos: qual a importância de ter um app para o seu negócio?

 

Os smartphones estão cada vez mais presentes na sociedade – e muitas das nossas demandas podem ser facilmente resolvidas usando os aplicativos. Com eles é possível pagar contas, encomendar um prato de comida, realizar transações bancárias, conhecer pessoas e até aprender uma língua nova.

Justamente por isso, o desenvolvimento de aplicativos para os negócios tem ganhado cada vez mais importância. Contudo, muitos empresários têm dúvidas se é realmente necessário e vantajoso desenvolver um app para as suas empresas.

Compartilha desse dilema? Leia este conteúdo e entenda tudo sobre o tema!

 

Quando a empresa deve investir no desenvolvimento de aplicativos?

Apesar de estar em alta, é preciso bastante planejamento para que o aplicativo seja realmente útil e interessante dentro das suas estratégias de negócios – e não apenas um “modismo” que irá somente desperdiçar dinheiro sem trazer nenhum tipo de retorno.

Por isso, a primeira pergunta que você deverá se fazer é se os seus clientes precisam realmente de um aplicativo e se eles valorizam essa opção, ou se, caso contrário, eles conseguem suprir todas as suas demandas e necessidades pelo site da empresa ou outras formas de comunicação.

Um aplicativo deve sempre estar voltado para atender às demandas e necessidades dos clientes do negócio, se transformando em um item facilitador e também que ajude a envolver essas pessoas com a sua marca.

Assim, os aplicativos podem ser usados de diversas formas pelas empresas como para a compra de produtos e serviços, para o entretenimento ou para a conexão social.

Além disso, é de suma importância que a empresa já tenha essa preocupação com o online e o digital no seu “DNA”. Isso significa fazer a lição de casa, com um site responsivo, com experiência intuitiva e uma comunicação altamente engajadora, tanto no site, como nas redes sociais. Somente a partir disso, o cliente se sentirá motivado a baixar o aplicativo e continuar se comunicando com a empresa.

Outro ponto que você precisa analisar é em relação à concorrência. Se os seus principais concorrentes oferecem um aplicativo, é importante que você também pense nessa solução para os seus clientes. Contudo, avalie antes qual é o feedback dos consumidores sobre essa opção, como número de downloads e outros.

Por exemplo, se a concorrência oferece um aplicativo, mas quase ninguém o utiliza, isso pode indicar tanto problemas no desenvolvimento da tecnologia, como uma falta de maturidade do público, que prefere usar outras soluções ao invés do app.

Por último, tente focar seus esforços em entender qual tipo de experiência vocês desejam oferecer aos seus clientes criando um aplicativo.

É possível concentrar toda a oferta da empresa em apenas um touch point, com resposta real às necessidades dos seus consumidores, como uma aplicação omnichannel, mais facilidade de comunicação e uma resposta ainda mais rápida por parte do seu negócio.

 

Quais as vantagens dos aplicativos para empresas?

Quando bem estruturado, os aplicativos podem trazer inúmeras vantagens aos negócios. Veja as principais.

Mais oportunidades de vendas

Há alguns anos, os aplicativos eram considerados “luxos” e restritos a apenas algumas empresas. Hoje, esse cenário está bem diferente. Em 2014, 8 em cada 10 pessoas possuíam um smartphone.

De acordo com um levantamento do App Annie, o brasileiro gasta cerca de 200 minutos por dia em aplicativos. Por isso, o nosso país é considerado um dos principais mercados do setor, ficando apenas atrás da China, Índia e Estados Unidos.

O que isso significa? Que a maioria dos seus consumidores está acostumada a usar aplicativos e que, provavelmente, uma boa parte da sua concorrência já oferece essa solução.

Não contar com ela é estar “atrás” na disputa por mercado e ter mais dificuldades para vender e fidelizar clientes. Por isso, para ficar em pé de igualdade com o mercado, é indispensável oferecer uma solução que facilite a vida do seu consumidor.

 

Automação e otimização de processos

A integração das tecnologias é uma excelente aliada na hora de reduzir a burocracia interna e otimizar os processos, especialmente graças à automação.

Dependendo da maneira como seu aplicativo for desenvolvido, é possível que seus clientes realizem todo o processo de compra, por exemplo, sem necessidade de nenhuma interferência humana.

Assim, demandas que tomavam muito tempo passam a ser feitas de maneira muito mais rápida. Além disso, os dados do aplicativo são integrados a outras ferramentas da sua empresa, o que torna a sua gestão mais unificada, estruturada e simplificada.

Reduzir o tempo dos processos e a necessidade de mão-de-obra é algo extremamente benéfico aos negócios, reduzindo os custos das operações e aumentando a produtividade.

 

Aumenta o alcance da marca

Ao desenvolver um aplicativo, a empresa passa a consolidar a sua presença em um meio que não é apenas a internet, mas o ambiente móvel. Ou seja, o consumidor passa a “levar” a sua empresa junto dele para qualquer lugar, estando a apenas um clique de distância para se relacionar com a sua marca.

Isso faz com que vocês possam pensar em estratégias de relacionamento ainda mais próximas, como o disparo de SMS ou outras formas de comunicação indicando promoções, lançamentos e ofertas específicas para as características do seu consumidor.

Essa proximidade, além de aumentar as vendas, também modifica a percepção sobre a sua empresa, favorecendo a fidelização.

 

Fideliza clientes

Como dissemos, quanto mais próximo da sua empresa o cliente estiver, maiores serão as chances de fidelização.

Um aplicativo permite uma conversa direta com cada consumidor, favorecendo às ações de marketing e também a obtenção de dados sobre essas pessoas, para que suas estratégias de fidelização se tornem ainda mais personalizadas.

Quanto mais clientes fiéis o seu negócio tiver, maiores as chances de lucro, já que essas pessoas costumam ter um ticket médio maior, custam menos para serem atraídas para a sua empresa e ainda divulgam positivamente a marca, conquistando novos clientes.

 

Como realizar o desenvolvimento de aplicativos no meu negócio?

Depois de ler os tópicos anteriores, você acredita que está na hora de investir no desenvolvimentos de aplicativos para a sua marca? Pois saiba que para trazer todos esses resultados é muito importante contar com ajuda especializada.

Isso significa procurar por uma empresa que esteja acostumada a desenvolver aplicativos para outros negócios, com expertise na sua área e um bom portfólio de criações.

Depois de escolher o parceiro, será preciso estruturar o seu aplicativo, com uma pesquisa interna, de modo que o desenvolvedor consiga entender o seu negócio e as suas necessidades, bem como os consumidores que você deseja atrair.

É preciso sempre ter um objetivo principal em relação ao aplicativo, compreendendo para que ele será usado, por quem, quando e como.

Quando esse planejamento é bem realizado e alinhado, as chances de sucesso do app são muito maiores, tornando-o uma solução estratégica.

Como você viu, o desenvolvimento de aplicativos é uma tendência, ajudando as empresas a se destacarem e tornando a vida dos consumidores mais simples. Porém, é importante sempre entender a sua realidade e realizar um ótimo planejamento antes de investir nessa solução.

Gostou deste conteúdo? Já sabe tudo sobre desenvolvimento de aplicativos? Compartilhe nossas dicas com seus amigos nas redes sociais!

 

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